Material Didático – Diretrizes Curriculares: a transversalidade entre Semiótica e Filosofia. 14/09/2023

Material Didático – Diretrizes Curriculares: a transversalidade entre Semiótica e Filosofia

 

  Observa-se no âmbito da formação educacional leitora básica, a urgente necessidade de considerar os problemas ou saberes nas perspectivas inter, transdisciplinares, transversais, multidimensionais. Por esta razão, na tentativa de estabelecer o ponto de conexão entre semiótica e filosofia buscamos, na imanência do texto, o percurso gerador de sentido dos discursos inter e transdisciplinar, as hipóteses para a compreensão da complexidade dos saberes humanos no séc. XXI. A inter ou a transdisciplinaridade, vistas como a busca da compreensão de questões complexas, é, fundamentalmente, a busca pelo sentido, que passa obrigatoriamente pelo estudo de sistemas semióticos.

  Nos estudos sobre a noção de gênero na semiótica (PORTELA & SCHWARTZMANN, 2012) é possível levantar a hipótese de investigar o gênero textual Ensaio e as manifestações discursivas que ele apresenta na relação inter e transdisciplinar da semiótica com a filosofia. Por isso, surgem algumas questões: a) Que lugar o “ensaio filosófico” ocupa enquanto gênero textual e discursivo nos estudos da semiótica discursiva?; b) O ensaio possui um gênero específico?; c) Como o ensaio enquanto gênero textual e discursivo pode colaborar para a inter e transdisciplinaridade entre semiótica e filosofia?; d) Existe uma identidade para o gênero textual ensaio discursivo filosófico ou sua não identidade é o que melhor o define?

  Por isso, o escopo do presente trabalho é analisar pelos níveis de pertinência da semiótica discursiva as características do gênero textual ensaio, pensando sua natureza e seu lugar como forma constituída de gênero textual e discursivo. Além disso, busca-se evidenciar as contribuições da semiótica discursiva para o estudo do ensaio, por meio da imanência das propriedades textuais e discursivas e da pertinência desse gênero para a interdisciplinaridade entre a semiótica e a filosofia.

 

Esse Material Didático foi criado pelo Professor Especialista em Currículo de Ciências Humanas, Prof. Me. Adriano Pereira da Silva, na qualidade de pesquisador da área de Estudos Semióticos e Discursivos, no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa, na FclAr/UNESP.

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