Supervisão

Equipe de Supervisão de Ensino

Plantão da Supervisão de Ensino – TELEFONE: (14) 3711-2134

Atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h

Nome / Ramal Escolas Estaduais Escolas Particulares Projetos Pedagógicos e Administrativos
Adriana Maria de Mendonça

Ramal: 2169
  • EE Dona Maria Izabel Cruz Pimentel – Avaré
  • EE Dona Benê Andrade – Avaré
  • EE Dr. José Pires de Carvalho – Taquarituba
  • EE Prof. Guido Dias de Almeida – Taquarituba
  • APAE (Avaré)
  • Rudolf Lanz
  • Colégio Portinari
  • Articuladora do EEC
  • Supervisor Meio Ambiente
  • ERER
  • Grêmio Estudantil
  • Equivalência de Estudos
  • Aluno Monitor
Cláudio Pereira dos Santos

Ramal: 2121
  • EE Dona Cota Leonel – Avaré
  • EE Prof. José Aparecido Castelucci – Taquarituba
  • EE Coronel João Cruz – Avaré
  • CETA Taquarituba
  • Dimensão
  • Escola Flamboyant
  • Pintando o Sete
  • PEI • Cívico-Militar • Programas MEC
  • Contrato APAE
  • Ponto Focal do SEOM (NOM)
  • Itinerários Formativos Acadêmicos – IFA
  • Vice – Atribuição
Heloísa Faria Morini Lourenço

Ramal: 2141
  • EE Dr. Avelino Aparecido Ribeiro – Iaras
  • EE Paulo Delício – Águas de Santa Bárbara
  • EE Prof. Celso Ferreira da Silva – Avaré
  • Tyto Alba
  • Universitário Avaré
  • Colégio Einstein
  • Educa Juntos / CNCA
  • Ler e Escrever
  • Fluência Leitora Municipal
  • Supervisor Tutor
  • Itinerância / Migrantes Internacionais
Mônica Américo Medalha

Ramal: 2144
  • EE Prof. Eruce Paulucci – Avaré
  • EE José Penna – Taquarituba
  • EE Prof. Dimas Mozart e Silva – Taquarituba
  • UNIC Cursos
  • Portal (Objetivo)
  • APAE (Taquarituba)
  • Colégio Fortitude
  • SARESP / Provão Paulista
  • Prontos pro Mundo
  • Estágio Probatório
  • Expansão
  • Escola da Família
  • Interlocutora do Programa Saúde na Escola – PSE
Lucimeire Gomes Mendonça

Ramal: 2165
  • EE Pedro Bento Alves – Arandu
  • EE Profª Mariana Aparecida Todescato – Cerqueira César
  • EE Matilde Vieira – Avaré
  • CEEJA – Avaré
  • Cooperativa Cerqueirense
  • Colégio Sementes do Espírito Santo
  • APAE (Cerqueira César)
  • Sala de Leitura • Evolução Funcional
  • Acúmulo de Cargo/Função
  • Ponto Focal de Acompanhamento do SEGRE (CIE)
  • Comissão SEDES
Sueli Conceição Lara da Rocha

Ramal: 2151
  • EE Dr. Paulo Araújo Novaes – Avaré
  • IAE
  • Plenus
  • Atribuição de Aulas
  • Educação Profissional
  • Itinerários Formativos Acadêmicos – IFA
Adriana Aparecida Aguiar dos Santos

Ramal: 2164
  • EE João Michelin – Itaí
  • EE Padre Emílio Immoos – Avaré
  • EE Profª Sandra Aparecida de Araújo – Itaí
  • Colégio CETA Itaí
  • Sistema Ribrane de Ensino (COC)
  • Recrear
  • Educação Especial
  • Atendimento – Secretaria Municipal de Pessoas com Deficiência
  • Fundação Casa / Prisional
  • Sala do Futuro • Aluno Presente
  • Ponto Focal do SEAFIN (CAF)
Rodrigo Soares de Sá

Ramal: 2174
  • EE Prof. José Leite Pinheiro – Cerqueira César
  • EE Prof. João Teixeira de Araújo – Avaré
  • EE Abílio Raposo Ferraz Júnior – Itaí
  • Quintalzinho
  • Objetivo Avaré
  • Prova Brasil / SAEB
  • Apoio Presencial
  • Multiplica
  • Tarefas
  • Vice-Articulador do EEC
  • Conselho de Escola
  • Conviva

PROJETOS COMUNS À TODOS OS SUPERVISORES DE ENSINO

  • Regimento e Calendário Escolar
  • Autorização de Escolas e Cursos (Comissão de Curso e Análise)
  • Alimentação e Transporte Escolar
  • Patrimônio • Formação • Atos decisórios • Atribuição
  • Matriz Curricular • Remoção / Contagem de Títulos • Prestação de Contas
  • Plataformas Educacionais (Apoio Presencial, Tarefas, Aluno Presente, Prova Paulista)
  • Transparência e publicidade da gestão pública

Observações: Os projetos têm um responsável para receber orientações e realizar capacitações (ponto focal); porém, cada supervisor é responsável pelo acompanhamento nas unidades escolares sob sua supervisão.

Escolas municipais – supervisão própria.

Comissão Estágio Probatório: Dirigente: Henrique / Supervisão: Mônica.

Férias e demais afastamentos: as unidades escolares serão distribuídas entre os colegas, por tempo determinado.

CEC – Sthefanie Kalil Kairallah.

Escala de Plantão – Supervisores

Dia Manhã (8h-12h) Tarde (13h-17h)
Terça-feira Adriana Aguiar Adriana Mendonça
Quarta-feira Sueli Rodrigo
Quinta-feira Lucimeire Heloísa
Sexta-feira Mônica Cláudio

Competências da Equipe de Supervisão (Artigo 135)

Fonte: Resolução SEDUC nº 108, de 28 de julho de 2025 – Diário Oficial

Artigo 135A Equipe de Supervisão, composta por servidores do Quadro do Magistério, tem as seguintes competências:

I – exercer, por meio de visita técnica, o assessoramento, a orientação e o acompanhamento, no planejamento, desenvolvimento e avaliação dos aspectos pedagógicos e de gestão das escolas públicas incluídas no setor de trabalho que for atribuído a cada um, sob pena de responsabilidade, conforme previsto no Anexo II a que se refere o artigo 3° da Lei Complementar n° 1.396, de 22 de dezembro de 2023;

II – assessorar, acompanhar, orientar, avaliar e controlar os processos educacionais implementados nas diferentes instâncias do sistema educacional;

III – assessorar ou participar, quando necessário, de comissões de apuração preliminar e/ou de sindicâncias, a fim de apurar possíveis ilícitos administrativos;

IV – nas respectivas instâncias regionais:

a) participar:

1. do processo coletivo de construção do plano de trabalho da unidade regional de ensino;

2. da elaboração e do desenvolvimento de programas de educação continuada propostos pela Secretaria para aprimoramento da gestão escolar.

b) realizar estudos e pesquisas, dar pareceres e propor ações voltadas para o desenvolvimento do sistema de ensino;

c) acompanhar a utilização dos recursos financeiros e materiais para atender às necessidades pedagógicas e aos princípios éticos que norteiam o gerenciamento de verbas públicas;

d. atuar articuladamente com a Equipe de Especialista em Currículo:

1. na elaboração de seu plano de trabalho, na orientação e no acompanhamento do desenvolvimento de ações voltadas à melhoria da atuação docente e do desempenho dos estudantes, à vista das reais necessidades e possibilidades das escolas;

2. no diagnóstico das necessidades de formação continuada, propondo e priorizando ações para melhoria da prática docente e do desempenho escolar dos estudantes;

e) apoiar a área de recursos humanos nos aspectos pedagógicos do processo de atribuição de classes e aulas;

f) elaborar relatórios periódicos de suas atividades relacionadas ao funcionamento das escolas nos aspectos pedagógicos, de gestão e de infraestrutura, propondo medidas de ajuste necessárias;

g) assistir o Coordenador Geral, Coordenador ou Chefe de Departamento – Dirigente Regional de Ensino no desempenho de suas funções.

V – junto às escolas da rede pública estadual da área de circunscrição da unidade regional de ensino a que pertence cada Equipe:

a) apresentar à equipe escolar as principais metas e projetos da Secretaria, com vista à sua implementação;

b) auxiliar a equipe escolar na formulação:

1. da proposta pedagógica, acompanhando sua execução e, quando necessário, sugerindo reformulações;

2. de metas voltadas à melhoria do ensino e da aprendizagem dos estudantes, articulando-as à proposta pedagógica, acompanhando sua implementação e, quando necessário, sugerindo reformulações.

c) orientar:

1. a implementação do currículo adotado pela Secretaria, acompanhando e avaliando sua execução, bem como, quando necessário, redirecionando rumos;

2. a equipe gestora da escola na organização dos colegiados e das instituições auxiliares das escolas, visando ao envolvimento efetivo da comunidade e ao funcionamento regular, conforme normas legais e éticas.

d) acompanhar e avaliar o desempenho da equipe escolar, buscando, numa ação conjunta, soluções e formas adequadas ao aprimoramento do trabalho pedagógico e administrativo da escola;

e) participar da análise dos resultados do processo de avaliação institucional que permita verificar a qualidade do ensino oferecido pelas escolas, auxiliando na proposição e adoção de medidas para superação de fragilidades detectadas;

f) em articulação com a Equipe de Especialista em Currículo, diagnosticar as necessidades de formação continuada, propondo e priorizando ações para a melhoria do desempenho escolar dos estudantes, a partir de indicadores, inclusive dos resultados de avaliações internas e externas;

g) acompanhar:

1. as ações desenvolvidas nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo ATPC / Atividade Pedagógica de Caráter Formativo, realizando estudo se pesquisas sobre temas e situações do cotidiano escolar, para implementação das propostas da Secretaria;

2. a atuação do Conselho de Classe e Série, analisando os temas tratados e o encaminhamento dado às situações e às decisões adotadas.

h) assessorar a equipe escolar:

1. na interpretação e no cumprimento dos textos legais;

2. na verificação de documentação escolar.

i) informar às autoridades superiores, por meio de termos de acompanhamento registrados junto às escolas e outros relatórios, as condições de funcionamento pedagógico, administrativo, físico, material, bem como as demandas das escolas, sugerindo medidas para superação das fragilidades, quando houver.

VI – junto às escolas da rede particular de ensino, às municipais e às municipalizadas da área de circunscrição da unidade regional de ensino a que pertence cada Equipe:

a) apreciar e emitir pareceres sobre as condições necessárias para autorização e funcionamento dos estabelecimentos de ensino e cursos, com base na legislação vigente;

b) analisar e propor a homologação dos documentos necessários ao funcionamento dos estabelecimentos de ensino;

c) orientar:

1. escolas municipais ou municipalizadas onde o município não conta com sistema próprio de ensino, em aspectos legais, pedagógicos e de gestão;

2. os responsáveis pelos estabelecimentos de ensino quanto ao cumprimento das normas legais e das determinações emanadas das autoridades superiores, principalmente quanto aos documentos relativos à vida escolar dos estudantes e aos atos por eles praticados.

d) representar aos órgãos competentes, quando constatados indícios de irregularidades, desde que esgotadas orientações e recursos saneadores ao seu alcance.